ONE-SIXTY
Desafia a Gravidade
O objectivo com a nova ONE-SIXTY é criar uma bicicleta enduro que se adapte ao novo conceito Enduro, muito mais exigente do que tem sido até agora. Uma das primeiras decisões foi concentrar o desenvolvimento numa forqueta de 170 mm. Embora sejam apenas 10mm mais do que o habitual, o facto é que as forquetas de última geração como o Lyrik ou FOX 36 têm melhor desempenho na sua versão de 170mm do que na de 160mm. Com as secções cada vez mais técnicas e rápidas, os novos garfos trazem uma sensibilidade e estabilidade extra que ajudam a aumentar a confiança na nossa bicicleta.
DESAFIA A GRAVIDADE
UM CONCEITO TOTALMENTE NOVO
A nova ONE-SIXTY é um conceito completamente novo na nossa gama de enduro. Pela primeira vez, utilizamos o sistema Float Link no quadro de curso máximo. Além disso, a geometria foi trabalhada a partir do zero, levando em conta as últimas tendências do mercado, com foco em uma maior distância entre os eixos, um ângulo de direção mais lançado e um centro de gravidade mais baixo. Como novidade, instalamos os novos amortecedores métricos e utilizamos rolamentos na conexão com a biela. Esta nova configuração que temos disponível permite-nos melhorar a sensibilidade de todo o sistema já que uma bucha de fricção é eliminada por dois rolamentos.
Também pela primeira vez, oferecemos a nossa gama ONE-SIXTY de enduro com quadro de carbono. Um quadro mais leve e muito mais rígido no qual as formas de todos os tubos foram superdimensionadas para proporcionar máxima durabilidade e confiabilidade.
Velocidade e precisão
A nova ONE-SIXTY nasce para ir rápido em todos os trechos. Quanto mais íngreme for o terreno, mais técnicos serão os passos e mais exigente será a corrida, melhor para a ONE-SIXTY. O seu habitat natural é a corrida. Conseguimos um compromisso perfeito entre o desempenho em descidas e a eficiência dos pedais. Graças ao sistema Float Link, podemos fazer as ligações com o amortecedor completamente abertas e não perder o desempenho. Toda a energia que poupamos nas subidas será o que teremos mais tarde para riscar segundos ao crono nas descidas.
Design inspiracional – M.O.R.E. PASSION
A estética de uma bicicleta é tão importante quanto o seu desempenho. De fato, a estética deve ser a forma de expressar o caráter de cada bicicleta. O quadro ONE-SIXTY transmite velocidade, evoca uma abordagem muito tecnológica e tudo com linhas minimalistas. Os tubos com ângulos bem marcados e agressivos mostram a sua personalidade e acima de tudo seguem o mesmo padrão que usamos em todas as bicicletas novas, criando uma gama uniforme com uma identidade bem definida. Para reconhecer uma MERIDA não precisa de ver a marca.
Float Link
O nosso sistema Float Link demonstrou a sua capacidade no ONE-TWENTY e fez todo o sentido aplicar o mesmo sistema no ONE-SIXTY. Devido ao fato de que a ancoragem inferior do amortecedor está em movimento contínuo, os engenheiros têm uma maior amplitude de ação ao projetar a curva da suspensão, proporcionando uma progressividade 11% maior. Ao mesmo tempo, buscamos reduzir o “pedal de retrocesso” que afeta de forma muito negativa tanto a eficiência do pedal quanto a suspensão nas descidas. Quando a suspensão é comprimida, a corrente aperta e isto faz com que o pedal tenda a recuar, dando uma sensação estranha e pouco controle. Graças ao Float Link conseguimos reduzir este efeito ao mínimo. Toda a suspensão foi otimizada para trabalhar com 100% anti-squat quando o SAG é ajustado para 30%. Além disso, ao andar exclusivamente num eléctrico de 1x, os nossos engenheiros podem maximizar as predefinições de toda a bicicleta, uma vez que o tamanho da manivela é constante. Em particular, a ONE-SIXTY concentrou-se numa manivela de 32T, uma vez que a consideramos o melhor compromisso.
Transmisión 1x
O BTT moderno enterrou os desviadores. O presente e o futuro giram em torno de transmissões monoplaca e a nossa ONE-SIXTY não poderia ser menor. Centrar o desenvolvimento numa transmissão 1x traz muitas vantagens e permite aos nossos engenheiros uma maior liberdade na concepção da estrutura. Um dos maiores benefícios vem da interação entre a transmissão e a suspensão. Se montarmos um único prato de corrente, a cinemática da bicicleta é simplificada e tanto a curva como a eficiência podem ser optimizadas.
Outra vantagem é que o tubo do assento pode ser trabalhado com formas muito mais complexas. O facto de não ter de estar equipado com um desviador dianteiro permite aumentar a espessura, criando uma estrutura muito mais rígida com a caixa de suporte inferior.
MAIS RÁPIDA DO QUE NUNCA
Smart Entry
ONE-SIXTY monta a nossa tecnologia exclusiva “Smart Entry”. Graças a esta solução, somos capazes de tornar o encaminhamento interno de cabos mais fácil e silencioso do que com qualquer outro sistema. Por um lado, o acesso ao interior do painel é feito através de orifícios maiores que o normal, facilitando a instalação de todos os cabos e bainhas. Uma vez feita a guia, o sistema de ajuste permite bloquear as carcaças. Como estão sob pressão, não se deslocam no interior da estrutura, evitando assim que colidam com as paredes e façam ruído. Quanto mais pudermos desfrutar do silêncio na nossa bicicleta, melhor.
Post mount
Nós projetamos o braço oscilante ONE-SIXTY para montar a pinça de travão nas bainhas e no interior do braço oscilante. As bainhas são estruturalmente muito mais rígidas do que as cintas e, portanto, ajudam a utilizar melhor a força gerada durante a travagem. Além disso, como a pinça permanece dentro do braço oscilante, está muito mais protegida contra quedas, golpes ou pedras que podem ser projectadas para esta parte da bicicleta. Finalmente, o design é feito para que com um disco de 180mm de diâmetro não haja necessidade de usar qualquer adaptador. Uma instalação mais simples e poupa alguns gramas de peso.
Até 2.6″
Tanto as bainhas como as braçadeiras são projetadas para permitir o uso de coberturas de até 2,6″. Se pretende mais aderência em descidas e excelente tracção em subidas, os pneus mais largos são a melhor escolha. A ONE-SIXTY permite esta medição sem compromissos. Mesmo nas condições mais extremas de lama, deixamos espaço suficiente para que a roda seja completamente livre.
Protecção máxima
Tanto o tubo diagonal quanto os pods são equipados com protetores de borracha específicos para proteger a integridade da bicicleta. Após horas de testes com os protótipos, nossos engenheiros detectaram as áreas mais sensíveis a impactos e deterioração. Uma vez identificadas estas zonas, foram criados os painéis de protecção, assegurando que a seu ONE-SIXTY está protegida da primeira descida.
Eixos Boost
A nova ONE-SIXTY monta o standard eixo Boost 12 x 148mm e 15 x 110mm. Maior largura significa maior rigidez e quando desce pelos caminhos mais técnicos a toda a velocidade, uma estrutura precisa é essencial para marcar o melhor momento. Além disso, a largura maior permite que as escoras sejam encurtadas, deixando o comprimento em 430mm. As escoras curtas proporcionam mais agilidade e velocidade ao sair das curvas.
Carbono
Pela primeira vez, a nossa bicicleta enduro monta um quadro de carbono. Os nossos engenheiros do departamento de I&D trabalharam arduamente para escolher as fibras mais adequadas, pensando na rigidez e durabilidade de uma bicicleta sujeita ao castigo sofrido pelas bicicletas enduro. Toda a nossa experiência como fabricante tem sido fundamental na criação de uma estrutura que é leve, rígida e confiável. Quanto ao braço oscilante, optamos por fabricá-lo em alumínio devido à maior exposição aos impactos. Para não comprometer todo o projecto, desenvolvemos a nova liga 6013. Este alumínio, utilizado pela primeira vez no ONE-SIXTY, permite reduzir a espessura das paredes do tubo sem perder a rigidez. O resultado final é um braço oscilante tão rígido como outro feito de outra liga, mas muito mais leve. A estrutura da nova ONE-SIXTY pesa apenas 2900g com amortecedor incluído.
TESTADA NA ENDURO WORLD SERIES
Espigão de selim telescópico
Toda a gama ONE-SIXTY inclui, de série, espigões de selim telescópicos. Este acessório tornou-se essencial para qualquer bicicleta que pretenda descer rapidamente. Apenas pressionando uma alavanca nós abaixamos o assento e nós somos deixados com muito mais espaço para mover-se na bicicleta. Podemos colocar o peso para trás, quase tocando a roda traseira, mover de um lado para o outro e recuperar a posição sem que a sela nos impeça em cada um de nossos movimentos.
Nova Geometria
O nosso objectivo não tem sido outro senão criar uma bicicleta estável que processe a confiança a altas velocidades. O quadro mais comprido faz exactamente isso. O alcance de 445 mm no tamanho M tende a ser mais do que o habitual para as bicicletas enduro. O tubo do assento com 74,5º está numa posição muito vertical para maximizar a energia que transmitimos ao pedalar. Quanto mais estamos acima do pedaleiro , mais força exercemos. A direcção de 65º em conjunto com o alcance e a distância entre eixos de mais de 1200 mm proporcionam a estabilidade e confiança que procuramos. Para garantir que o ONE-SIXTY permaneça ágil e rápido nas secções mais técnicas, os pods têm 430mm de comprimento. Outro aspecto importante é evitar os obstáculos com os quais podemos entrar, tanto baixando a escalada somo, assim o suporte inferior é um pouco mais alto. Enquanto o centro de gravidade sobe ligeiramente, ele ainda é baixo em comparação com o resto, mas conseguimos que a moto não esfregue e freie você ou inclui você começar a puxar, especialmente em áreas rochosas.
O tubo de direcção de 110 mm no tamanho M é mais curto do que o habitual. Ao montar uma forqueta de 170mm escolhemos reduzir o comprimento da direcção, porque a forqueta mais comprida já deixa a direcção numa posição elevada. Também permitimos uma ampla gama de ajustes graças ao número de anilhas que podem ser montadas abaixo ou acima do avanço, permitindo que a bicicleta se adapte a cada ciclista.
FS (Frame Size) | S | M | L |
---|---|---|---|
ST (Seat Tube) | 400 | 430 | 470 |
TT (Top Tube) | 563 | 597 | 632 |
HT (Head Tube) | 100 | 110 | 125 |
HTA (Head Tube Angle) | 65.3 | 65.3 | 65.3 |
STA (Seat Tube Angle) | 75 | 75 | 75 |
CS (Chain Stay) | 430 | 430 | 430 |
BD (Bottom Bracket Drop) | 6 | 6 | 6 |
FO (Fork Lenght) | 562 | 562 | 562 |
SH (Standover Height) | 717 | 736 | 766 |
S (Stack) | 592 | 601 | 614 |
R (Reach) | 415 | 445 | 475 |
WB (Wheelbase) | 1166 | 1201 | 1237 |
Compatível com bidões até 715cc
Algo tão essencial como o bidão de água parece cair no esquecimento em algumas bicicletas. A nova ONE-SIXTY é capaz de montar um bidão de até 715cc nos tamanhos M, L e XL, enquanto que o tamanho S permite até 500cc. Não faz sentido passar mais de quatro horas nas montanhas e não ser capaz de transportar água. Isto torna possível conduzir sem mochila ou com mochila, mas sem o peso nas costas, o que ajuda ao conforto e reduz o centro de gravidade.

Leverage Ratio
A suspensão do ONE-SIXTY é fundamental para determinar o seu desempenho nas secções mais rápidas e técnicas do EWS. A sensibilidade máxima é essencial para poupar energia e manter a bicicleta sempre estável. Este primeiro trecho do curso da suspensão é o que isola o ciclista de todas as irregularidades do terreno. Tão importante como a sensibilidade inicial é o apoio na parte central da suspensão. Utilizar o curso de forma inteligente e sobretudo funcional é essencial para poder tirar partido de cada um dos 165 mm do curso. Se consumirmos muito curso rapidamente, será mais fácil chegar ao topo e se, pelo contrário, usarmos pouco curso, nunca conseguiremos usar 100% do que o quadro oferece. O ONE-SIXTY centra-se num suporte médio progressivo. O trecho final da curva foi projetado para compensar o excesso de progressividade das almofadas de ar e, assim, ser capaz de aproveitar os 100% de viagem de forma eficiente. À medida que o ar é comprimido no interior da câmara de choque, é necessária mais e mais energia para continuar a compressão. A um certo ponto nem todos os ciclistas são capazes de gerar esta força e de a iniciar, o sistema Float Link reduz a progressividade e permite, com uma força inferior comprimir mais suspensão. Aqueles ciclistas mais agressivos podem montar mais toques no amortecedor de choque para aumentar a progressividade dele e adaptar o ajuste à sua maneira de montar.