ONE-TWENTY

The All-rounder Trail Bike

A ONE-TWENTY é a bicicleta mais polivalente da Merida. Com os seus 120 mm de curso e rodas 29er, a bicicleta defende-se perfeitamente em todo o tipo de terrenos, desde trilhos técnicos até estradões mais planos. A nova geometria e as características do quadro fazem com que a bicicleta seja mais divertida, além de ser mais rápida. Colocámos um ênfase especial em melhorar as capacidades da bicicleta a descer, com um ângulo de direção mais lançado, umas escoras mais curtas e uma distância entre eixos mais larga, a bicicleta é mais estável e mais ágil.

Esta é a quarta bicicleta a adotar o nosso sistema de amortecimento Float Link. A sua eficiência na pedalada, a sua sensibilidade, progressividade e leveza fazem com que seja um dos sistemas de suspensão com melhor funcionamento.

UM CONCEITO. TRÊS VERSÕES.

  • ONE-TWENTY

    Carbon

    Bicicleta trail doble suspensión ONE-TWENTY Carbon
  • ONE-TWENTY

    Carbon & Aluminio

    Bicicleta trail doble suspensión ONE-TWENTY CFA
  • ONE-TWENTY

    Aluminio

    Bicicleta trail doble suspensión ONE-TWENTY Aluminio

Parabéns Equipa!

Hermida e Purito ganharam a Cape Epic 2019 com a ONE Twenty 9000 “melhorada” para a ocasião e adaptada à exigência do percurso em constante mudança devido às etapas.

Um dos fatores definitivos para ter conseguido a vitória, foi a escolha de uma bicicleta versátil, leve, estável, de fácil condução e muito eficiente nas subidas.

A escolha da bicicleta

Na edição de 2018, Purito viu-se envolvido numa queda, o que abalou significativamente a equipa e obrigou a uma mudança na estratégia. Por isso, os preparativos para a edição de 2019 centraram-se na melhoria técnica do ex-profissional de estrada e em procurar uma bicicleta que facilitasse a sua passagem nas zonas técnicas, sem o prejudicar nas subidas.

ONE-TWENTY 9000 Edição Especial Cape Epic

A bicicleta está equipada com suspensões Fox Factory, o novo grupo Shimano XTR de 12 velocidades, rodas Fulcrum Red Passion 29, selim Prologo, guiador plano Merida Team de Carbono e espigão Merida Carbon S Flex. Deixando a bicicleta, que inicialmente tinha um espigão telescópico e guiador sobrelevado, de 11.59 kg em 10,7 kg de pura maratona.

Melhora a tua bicicleta!

Faz como Purito & Hermida e melhora a tua bicicleta com acessórios e componentes de qualidade. Aligeira a tua bicicleta com um espigão S Flex para aumentar o teu conforto em cima da bicicleta e prevenir as lesões nas costas. Se, mesmo assim, persistirem as dores, talvez devas rever o comprimento do avanço, para procurar uma postura mais erguida. E minimiza o adormecimento das mãos nas saídas longas ao montar um guiador de carbono e punhos de silicone.

TU ESCOLHES O USO. A ONE-TWENTY ADAPTA-SE A ELE.

O mantra da nova ONE-TWENTY é a polivalência. As denominadas bicicletas de Trail cada vez ampliam mais o espectro de uso até ao ponto em que com apenas uma bicicleta podemos praticar todas as disciplinas do BTT que imaginarmos. Quer sejam voltas em trilhos, dias inteiros em cima do selim ou mesmo competições. A nossa ONE-TWENTY é a bicicleta definitiva de trail. Combina eficiência na pedalada com um amortecedor sensível e ativo e tudo isto com um chassis leve, rígido e extremamente fiável.

MELHORA A TUA ONE-TWENTY COM OS COMPONENTES MERIDA

A montanha é o seu habitat

A nova ONE-TWENTY nasceu para viver na montanha, desde os topos alpinos às pradarias dos vales. Na Merida Bikes a nossa relação com o BTT sempre foi muito estreita. A primeira bicicleta que desenhámos e fabricámos foi uma BTT.

A nossa presença no ciclismo profissional esteve centrada no BTT durante mais de 10 anos. Já era hora de voltar a desfrutar das montanhas, da sua natureza e da sua tranquilidade.

Design inspiracional – M.O.R.E. PASSION

Com a ONE-SIXTY começou uma nova era na nossa gama de suspensão total. Uma tendência que a ONE-TWENTY continua. O projeto começou com uma folha em branco, sem restrições.

Queríamos que a bicicleta tivesse a sua personalidade, que antes de andar nela transmita confiança, segurança e velocidade. A linha da bicicleta é um traço contínuo desde as escoras até à testa da direção. Sem interrupções, simples. Um reflexo da determinação e da concentração de cada rider antes de montar nela.

Mais fiável

A nova ONE-TWENTY é a bicicleta mais fiável que jamais fabricámos na Merida. Nos testes de laboratório (ROBF) o novo quadro conseguiu ultrapassar 300.000 ciclos (o dobro que a anterior ONE-TWENTY) com 20% mais carga que a sua predecessora. A sua durabilidade está muito acima dos standards de segurança ISO e inclusive superou com margem os testes de Zelder Advanced Plus, nos quais se usam cargas de até 140 kg para levar os quadros ao extremo.

Para alcançar estes dados tão extraordinários a nossa equipa de I+D prestou uma atenção especial na direção e no pedaleiro. As configurações das fibras ou a grossura do alumínio, além dos rolamentos sobredimensionados que utilizámos na zona do basculante, são parte do segredo de uma durabilidade digna de oferecer garantia vitalícia.

Mais rígida. Mais leve.

Apesar de superar os testes de laboratório com o dobro dos ciclos e 20% mais carga do que a sua antecessora, a nova ONE-TWENTY de carbono é 400g mais leve. Aliás, graças ao design das escoras sobredimensionadas e ao pedaleiro PF92, a nova ONE-TWENTY é a bicicleta mais rígida de toda a nossa gama de suspensão total.

DESIGN & INNOVATION AWARD 2019

Otimizada para 1x

O novo quadro da ONE-TWENTY, tal como o da ONE-SIXTY e ONE-FORTY, está desenhado em torno das transmissões 1x. No BTT o monoprato passou de moda a standard e desenhar bicicletas para transmissões 1x permite aos engenheiros otimizar o funcionamento do amortecedor e a eficiência de pedalada. Ao haver um só prato os cálculos para o anti-squat e o resto da cinemática da bicicleta partem de um parâmetro constante, enquanto nas transmissões 2x deve-se sempre procurar um compromisso entre os dois pratos (duas variáveis). O resultado é uma bicicleta que funciona melhor em todos os aspetos.

Pneus de 2,35″

O basculante da nova ONE-TWENTY está desenhado para admitir pneus de 2,35” deixando espaço livre suficiente para não ter problemas com a lama. Pelo carácter polivalente que caracteriza a ONE-TWENTY não quisemos ir mais além dos 2,35” já que consideramos que esta medida é o compromisso ideal entre peso, aderência e resistência ao rolamento. No Enduro mais extremo os pneus mais frequentes na roda traseira são 2.4”, enquanto nas competições de XC tendem a usar pneus de 2.2”. Ficámos no ponto médio.

Smart Entry

A nova ONE-TWENTY incorpora a tecnologia Smart Entry, bastante conhecida em outras bicicletas da Merida. Mediante este sistema simples, conseguimos fazer com que a cablagem interna seja guiada de forma simples. Além disso, os terminais de cabos ficam seguros sob pressão, o que evita que se movam no interior do quadro eliminado qualquer tipo de ruído. As soluções simples são as que marcam a diferença.

GARANTIA VITALICIA NA TUA ONE-TWENTY

Nova tecnologia Non-slip Tightening

Quantas vezes, e em quantas bicicletas tiveste de segurar nos parafusos passantes para que não rodassem sozinhos ao apertar ou desapertar? Uma solução simples elimina um problema. Simplesmente encaixando um dos lados conseguimos que tenhamos de nos preocupar apenas com o aperto. Com apenas uma chave conseguirás desmontar todos os parafusos da bicicleta.

Eixos Boost

A nova ONE-TWENTY monta o standard de eixo Boost 12 x 148 mm e 15 x 110 mm. Com as rodas 29” este standard tem mais sentido dado que permite abrir mais os raios das rodas para proporcionar uma maior rigidez. Além disso, as novas ONE-TWENTY retiram o máximo partido dos aros largos, montando em toda a gama de rodas aros com no mínimo 29 mm de largura interna. A maior largura permite abrir o pneu, ter mais aderência e, sobretudo, permite rolar com menos pressão.

Espigão telescópico

Toda a gama ONE TWENTY (salvo o modelo 400 mais económico) inclui espigão telescópico na montagem standard. Hoje em dia o espigão telescópico é um componente básico do BTT, inclusive nas provas de XC já são visíveis, devido à polivalência. Não há uma forma mais simples de enfrentar qualquer tipo de terreno do que baixar o selim sem ter de parar.

THE ALL ROUNDER

Desfruta do silêncio

No desenvolvimento da ONE TWENTY prestámos uma atenção especial aos protetores do quadro, tanto na zona do tubo diagonal como nas escoras. O objetivo não é somente proteger as zonas mais expostas do quadro. Queríamos que a nossa ONE TWENTY não alterasse o silêncio da natureza. As proteções fabricadas em borracha de alta gama ajudam a silenciar a bicicleta face à oscilação da corrente.

Nova Geometria

A geometria da nova ONE TWENTY situa-se no ponto médio entre a nossa enduro mais agressiva, a ONE SIXTY e a nossa máquina de competição, a NINETY SIX. O tubo de direção com um ângulo de 67º está mais lançado para melhorar as prestações a descer. As escoras de 435 mm são muito curtas, e ainda mais tendo em conta que é uma 29er, permitindo que a bicicleta seja rápida em acelerações e ágil nos singletracks. Outros aspetos como o quadro mais baixo ou o maior comprimento do tubo superior e a distância entre eixos ajudam a ter uma maior estabilidade em cima da bicicleta.

FS (Frame Size)SMLXL
ST (Seat Tube)400440480520
TT (Top Tube)572592614636
HT (Head Tube)9595105115
HTA (Head Tube Angle)67.367.367.367.3
STA (Seat Tube Angle)75.575.575.575.5
CS (Chain Stay)435435435435
BD (Bottom Bracket Drop)40404040
FO (Fork Lenght)541541541541
SH (Standover Height)703717744770
S (Stack)607607616625
R (Reach)415435455475
WB (Wheelbase)1140116011851208

Float Link – Amortecedor métrico

A anterior ONE TWENTY foi a bicicleta que inaugurou o sistema Float Link na nossa gama de suspensão total. Agora volta a ser a ONE TWENTY a que dá um passo em frente nesta tecnologia. Os amortecedores métricos têm um funcionamento muito mais linear e estável e a montagem trunnion permite aumentar a sensibilidade do amortecedor graças aos rolamentos na fixação do link. Na Merida apostámos desde o início nesta nova tecnologia, sendo a nova ONE TWENTY a terceira bicicleta em três anos que monta os novos amortecedores.

One-Twenty Trail Leverage Ratio

Leverage Ratio

O amortecedor da ONE TWENTY é um dos pontos fortes que oferece a máxima polivalência. No global a bicicleta é 4% mais progressiva e o leverage ratio baixo permite levar o amortecedor com menos pressão, melhorando as prestações e a durabilidade das juntas. Na curva de progressão distinguem-se três zonas. A primeira muito sensível, a segunda com muito bom suporte e a terceira com um pico que compensa a progressividade inata dos amortecedores de ar ao comprimir, para poder aproveitar 100% do curso. Esta característica é muito importante nas bicicletas com amortecedor a ar já que ao comprimir aumenta a pressão no interior do amortecedor endurecendo o próprio efeito do mesmo. Com o leverage ratio os nossos engenheiros foram capazes de compensar esse efeito e assim poder gozar dos 120 mm na sua totalidade.

Compatível com bidões de até 715cc

Algo tão essencial como o bidão de água parece que cai no esquecimento em algumas bicicletas. A nova ONE TWENTY é capaz de montar um bidão de até 715cc no tamanho M, L e XL, enquanto no tamanho S permite usar um até 500cc. Não fazia sentido oferecer uma plataforma polivalente e privar de algo tão essencial como a água.

TODAS AS TECNOLOGIAS APLICADAS NA NOSSA ONE-TWENTY

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