eONE-FORTY LIMITED EDITION

DESIGN MEETS ALUMINIUM

Cada ciclista tem as suas preferências e cada bicicleta tem um uso preferencial, que se adapta melhor segundo as condições e caminhos. Na MERIDA estamos conscientes de que nem todos preferem um quadro de carbono e que precisamos de expandir a nossa gama de bicicletas para atingir um público alvo maior de e-enduro. Estas duas razões foram suficientes por si mesmas para voltar à mesa de trabalho e desenvolver a versão de alumínio da nossa eONE-FORTY. O resultado é a nova eONE-FORTY LIMITED EDITION. À primeira vista pode parecer muito parecida com a eONE-SIXTY LIMITED EDITION, mas se entramos em detalhes, há muitos aspetos que diferenciam as duas bicicletas.

Com a eONE-FORTY LIMITED EDITION estamos a adicionar uma nova bicicleta à gama de eBikes. A sua geometria menos agressiva e a suspensão de 140mm fazem dela uma bicicleta mais escaladora que a eONE-SIXTY LIMITED. Detalhes como o tren dianteiro mais baixo e o ângulo do tubo do selim mais reto melhoram o caráter escalador da bicicleta, mas mantendo sempre um excelente desempenho em descidas e trialeiras. A nova geometria torna a bicicleta muito manejável, precisa, rápida e muito divertida. Se a compararmos com a versão não motorizada da ONE-FORTY, a inspiração vem da mesma fonte. Procurávamos uma bicicleta que pudesse desfrutar de cada curva, de cada salto e de todo o tipo de rotas, mas sempre com a possibilidade de tirar partido do motor Shimano. Seja em subidas exigentes ou descidas técnicas, a eONE-FORTY LIMITED vai permitir-te desfrutar ao máximo de cada saída.

Pela nossa experiência com a eONE-SIXTY, vimos que alguns utilizadores utilizam as bicicletas elétricas, com longos cursos de suspensão, longe das trialeiras técnicas e das rotas exigentes, que a priori são o seu habitat natural. A suspensão, as rodas maiores e geometria confortável levam certos ciclistas a utilizar estas bicicletas como uma alternativa mais amigável que uma bicicleta convencional e a nossa eONE-FORTY LIMITED EDITION cumpre todas estas caraterísticas.

Quer procure uma bicicleta que lhe permita desfrutar de passeios mais extremos, com subidas e descidas técnicas exigentes, ou uma alternativa confortável, segura e divertida a uma bicicleta convencional, a nossa eONE-FORTY LIMITED é, sem dúvida, a bicicleta que procuras.

Os materiais que utilizámos

A rigidez da eONE-FORTY foi um aspeto crucial no seu design, em particular no triângulo dianteiro, devido ao grande orifício que é necessário para a integração da bateria. Este orifício implica debilitar o quadro e é uma desvantagem estrutural quando é necessário fabricar o quadro. Com o carbono conseguimos manter a rigidez que queríamos, ao mesmo tempo que conseguimos reduzir o peso face a um quadro de alumínio. Além dos aspetos estruturais, o carbono é perfeito quando se procura utilizar formas elaboradas e distintas já que é muito mais fácil de trabalhar do que o metal.

No basculante optámos por manter o alumínio. A durabilidade e a rigidez são excelentes e o alumínio confere uma segurança extra numa zona crítica já que é ela que suporta todo o stress do amortecedor e está mais exposto a receber os impactos e danos das quedas. O basculante é o mesmo que utiliza toda a gama eONE-SIXTY e é dos mais fiáveis e rígidos que fabricámos na MERIDA.

Smart Entry

Cabos e capas são mantidos no lugar com uma certa pressão, impedindo-os de roçar com o quadro quando o terreno se torna acidentado e difícil. As tampas de entrada do quadro são intercambiáveis e existem diferentes alternativas para se adaptar a montagens com Di2. Os diâmetros dos orifícios são projetados para cabos de travão, bem como para capas de cabo e cabos eletrónicos. Escolha a tua montagem e adapta-a sem complicação.

Nova bateria Shimano InTube

A nova bateria Shimano InTube é o coração da eONE-FORTY. Foi com esta bateria em mente que se desenhou o quadro e a geometria da nossa nova bicicleta de e-enduro. A capacidade mantém-se em 504wh e embora já existam baterias com mais capacidade, a bateria da Shimano confere vantagens muito significativas para as prestações da bicicleta. É mais leve, carrega-se em 5 horas e permite que o centro de gravidade seja mais baixo, melhorando a rigidez da bicicleta, já que requer um espaço mais pequeno.

Além disso, o design da bateria conta com uma carcaça de alumínio, o que ajuda a dissipar mais o calor e melhorar as prestações e a autonomia da bateria. Depois de 1.000 ciclos de uso a bateria conserva 60% da sua capacidade.

Outro problema resolvido pela Shimano com a nova bateria InTube é a fixação no quadro. Com um sistema de dupla fixação a bateria fica perfeitamente segura, evitando que haja problemas de conexão com os pontos de contato.

Shimano E8000

O objetivo e a finalidade do sistema STePS da Shimano é proporcionar o máximo de diversão e desempenho, independentemente do tipo de bicicleta elétrica que andas. O motor é otimizado para favorecer uma condução o mais próximo possível de uma bicicleta convencional. A resistência é mínima e a entrega de potencia é muito linear para permitir pedalar sem golpes bruscos. O motor E8000 oferece uma saída máxima de 70Nm e uma assistência máxima de até 300%. A sensibilidade do motor é extraordinária, respondendo à mais pequena pressão que se exerce no pedal. Outra qualidade importante do motor é que ele desliga a assistência quando se deixa de pedalar. O design compacto não só se integra perfeitamente no quadro. Também permite ajustar a geometria, o comprimento das escoras inferiores e o fator Q aos mesmos valores encontrados nas bicicletas convencionais, melhorando consideravelmente o estado da bicicleta. Graças ao sistema Shimano STePS, a diversão é garantida com cada uma das nossas eBikes.

M.O.R.E. PERFORMANCE

Uma forma de não ficares apeado

Integrado no selim, montamos o novo sistema Mini Toolbox de MERIDA. A Multitool incluída tem chaves Allen de 2/2.5/3/8mm, mais uma chave de fendas, uma chave de estrelas e pontas Torx 10/25/30. O suficiente para poder resolver qualquer imprevisto que possas ter nas tuas rotas. Um sistema fácil e muito simples, que te pode permitir sair sem ter de levar uma mochila ou bolsa.

Energy Guard

A tampa da bateria é projetada com dois componentes para proporcionar a máxima proteção. Enquanto a camada exterior é feita de borracha, a camada interior é feita à base de fibras. A finalidade da camada exterior é absorver impatos e reduzir o ruído causado por objetos que saem projetados desde as rodas. Por outro lado, a camada interna oferece mais proteção à bateria, além de fornecer o suporte estrutural entre a bateria e o quadro. Todas as partes individuais da tampa estão disponíveis como peças sobressalentes para substituição em caso de danos ou desgaste.

Integração do interruptor

O novo sistema InTube requer uma forma prática e simples de poder ligar e desligar o sistema, já que não existe a possibilidade de aceder de forma direta à bateria. Para tal os nossos engenheiros e designers procuraram a melhor forma de combinar a melhor usabilidade com um design vanguardista.

Do ponto de vista prático, o mais fácil é ter um interruptor numa zona de fácil acesso na qual podemos ver, quase sem levantar a vista, se a bicicleta está ligada. Além disso, não queríamos que o interruptor necessitasse de mais comprimento de cabo do que o imprescindível. Posicionámo-lo justamente atrás da direção, para o melhor compromisso. Acessível, fácil de ver e muito próximo da bateria, pelo que a instalação do sistema elétrico fica simplificada.

Porta de carregamento

Tanto o botão de alimentação como a porta de carregamento da bateria estão localizados para fácil acesso. O interruptor está na parte superior do tubo horizontal, logo atrás do avanço, permitindo-lhe ver rapidamente se o sistema está ligado. O ponto de carga está localizado na área do motor, na união do tubo diagonal com o tubo do selim. É acessível e perfeitamente protegido para que não seja danificado por objetos que possam ser projetados ou por quedas.

M.O.R.E. FUN

Garantia de qualidade

Onde estiver a montanha da MERIDA, haverá um selo de qualidade e de garantia. Como fabricante controlamos todos os passos na criação de uma bicicleta. Desde o design, que começa num esboço em branco, passando pelos protótipos em 3D, até aos testes de stress dos quadros e à produção final. Graças a isto, não dependemos de terceiros. Os nossos engenheiros e designers trabalham em consonância para que cada MERIDA seja uma bicicleta perfeita.

Protetor de escora super silencioso

Para manter a bicicleta o mais silenciosa possível, enquanto protegemos a pintura dos danos estéticos e o material dos danos estruturais, desenhámos um novo protetor de escora inspirado no dorso de um dragão. As secções de altura variável absorvem os impactos de uma forma mais eficiente e ao contar com mais material reduzem o ruído da corrente até torná-lo quase impercetível.

Cockpit Merida

A eONE-FORTY vem equipada com um cockpit integral da MERIDA. Integra um avanço super curto com um guiador largo e com um diâmetro de 35 mm para se adequar aos novos standards geométricos e proporcionar a máxima rigidez e precisão na direção. Os cabos do sistema elétrico são guiados internamente para dar um aspeto mais limpo e elegante à bicicleta.

Os componentes estão testados e aprovados para um peso total de 140 kg.

Manípulos Shimano

O novo manípulo SW-7000 da Shimano é simples, compacto e permite combinar com os restantes elementos do guiador sem grandes complicações. Em conjunto com o manípulo SL-MT800 para o espigão telescópico, a instalação de todos os comandos fica muito recolhida e perfeitamente acessível.

Podes aceder a todos os manípulos sem ter a necessidade de mover a posição das mãos, e isso quer dizer que a montagem é perfeita. O comando do espigão telescópico é compatível com os novos manípulos Shimano de 12 velocidades.

M.O.R.E. TRAIL

Espigão telescópico

A nossa eONE-FORTY de alumínio vem, claro, como não poderia ser de outra forma, com espigão telescópico. Em particular com o próprio espigão da MERIDA. A possibilidade de mudar a postura da bicicleta para se adaptar ao terreno provou ser um dos melhores avanços dos últimos anos. Se encontras uma trialera técnica, com um desnível, podes baixar o teu espigão e colocar o peso atrás, e quando tiveres passado, volta à postura natural para aproveitar toda a potência da tua pedalada. E tudo isto sem sair da bicicleta. O espigão, tal como o resto dos componentes e o quadro da bicicleta, suporta um peso máximo de 140kg.

Eixo Merida com chave Allen integrada

O eixo traseiro esconde uma chave Allen no interior, com a qual poderás montar e desmontar as duas rodas. O design da nova alavanca integra uma chave de 6 mm e outra de 4 mm, as duas medidas que mais poderás recorrer em plena volta de bicicleta. Enquanto a chave de 6 mm serve para os eixos das rodas, a de 4 mm serve para o guiador, o avanço, o aperto do selim e para a bateria. Além disso, também pode ser utilizada para carregar o botão de “ativar a bateria”, procedimento que é necessário quando a bateria entra em modo de repouso ou não foi utilizada durante pelo menos seis meses.

29er e 27,5″

A eONE-FORTY está otimizada para montar uma roda dianteira de 29” já que melhora a passagem por obstáculos e permite que a bicicleta mantenha melhor a velocidade, inclusive nas descidas mais degradadas. O ângulo de direção está mais lançado para proporcionar mais estabilidade e uma melhor absorção a grandes velocidades, enquanto o tubo de selim fica mais vertical para aproveitar melhor a energia ao pedalar.

Ao otimizar o quadro para cranques de 165 mm de comprimento, o pedaleiro está mais baixo, o que nos permitiu baixar o centro de gravidade. Junto com as escoras de 439,5 mm, a condução da nova eONE-FORTY melhora face à sua antecessora, mantendo a mesma agilidade e diversão, mas com um caráter mais agressivo e focado em retirar todo o potencial da bicicleta nas descidas.

Máxima integração

No guarda-lamas traseiro aproveitámos o design da ponte que une as escoras para o usar como suporte. Tal como o guarda-lamas dianteiro, a integração é excelente e o seu design minimalista faz com que o componente cumpra a sua função sem denegrir a estética geral da bicicleta. Conta também com o orifício na zona central para evitar que a lama se acumule.

M.O.R.E. INNOVATION

Compatível com porta-bidão

A eONE-FORTY tem um design que permite montar um porta-bidão, para todos aqueles que optam por andar sem mochila. Os pontos de fixação ao quadro podem ser ajustados em função do tipo de amortecedor que montemos. Se usamos um amortecedor com uma câmara secundária, o porta-bidão deve estar montado na posição mais elevada para garantir que não interfere com o amortecedor. Se, pelo contrário, usamos um amortecedor sem câmara secundária podemos usar a fixação inferior, o que também permite usar um bidão de maior capacidade.

750ml de capacidade

O design do quadro da eONE-FORTY permite levar bidões de 750 ml, conferindo uma boa reserva de água, sobretudo para os dias mais quentes ou para aqueles que optam por andar sem mochila. Em caso de usar um amortecedor sem câmara secundária podes montar o porta-bidão na posição mais baixa, o que te permite levar bidões de até 1 litro de capacidade.

Grupo XT 12 velocidades

Quando se trata do equilíbrio entre durabilidade, desempenho e peso, Shimano sempre é a referência. O novo grupo XT de 12 velocidades impressiona pela sua precisão em qualquer situação. A sua vasta gama permite-lhe tirar o máximo partido, tanto em áreas rápidas como em áreas onde é necessária a maior cadência possível.

A eONE-FORTY LIMITED EDITION é o mais recente grupo da marca japonesa, procurando a combinação perfeita entre uma bicicleta ágil, rápida e divertida, com um grupo fiável e preciso com toda a tecnologia mais recente.

Tal como as suas companheiras de carbono, a geometria, o curso da suspensão e as especificações da eONE-FORTY LIMITED EDITION fazem dela a bicicleta perfeita, quer para rotas exigentes e técnicas, quer para passeios longos explorando paisagens únicas nas montanhas.

Além de uma excelente MTB, divertida e rápida nos trilhos, a eONE-FORTY LIMITED EDITION é também a alternativa perfeita para uma bicicleta convencional. A sua confortável geometria, suspensão de 140mm e as rodas maiores proporcionam conforto e segurança para desfrutar da natureza de uma forma mais relaxada. Se além disso levas uma segunda bateria, a autonomia que consegues abre a porta para desfrutar de rotas épicas.

Geometria

Como as suas irmãs de carbono, a eONE-FORTY e a eONE-SIXTY LIMITED EDITION compartilham o mesmo quadro, mas as suas caraterísticas e personalidade são muito diferentes. A diferença entre os dois é o curso do amortiguador, reduzindo o curso de 150mm para 133mm na eONE-FORTY. Além disso, a forqueta de 140mm torna o reach da eONE-FORTY mais longo do que na eONE-SIXTY. É por isso que o tamanho das duas bicicletas é diferente. Um quadro com um tubo de selim de 44mm é um tamanho L na eONE-FORTY, enquanto na eONE-SIXTY seria um tamanho M. Acreditamos que uma bicicleta com menos curso de suspensão deve ser mais ágil e divertida nos trilhos, e o tamanho da reach é fundamental para adaptar o comportamento da bicicleta.

Em comparação com a eONE-SIXTY, o tubo de selim da eONE-FORTY é um grau mais reto e a direção é mais baixa, devido ao curso da forqueta. Esta geometria faz com que carregues mais peso na roda dianteira, melhorando o desempenho da bicicleta em subida, especialmente em áreas de trilhos técnicos. Além disso, o ângulo de direção é um grau a menos, o que faz com que a bicicleta se comporte mais direto a baixa velocidade, mais uma vez um ponto a favor para enfrentar as subidas.

Outra diferença entre as duas bicicletas é que a eONE-FORTY é mais baixa. A combinação de de um menor curso da suspensão, a direção mais baixa e o eixo do pedaleiro mais baixo fazem que a distância entre a parte mais alta do quadro e o chão seja melhor, o que deixa mais espaço livre para se movimentar na bicicleta. Isto é algo que especialmente os ciclistas menos técnicos irão apreciar devido ao aumento da sensação de segurança.

eONE-FORTYvseONE-SIXTYgeo
eONE-FORTY
eONE-SIXTY

FS (Frame Size)XSSMLXL
ST (Seat Tube)405420440470500
TT (Top Tube)563584605628652
HT (Head Tube)110115120135150
HTA (Head Tube Angle)65.565.565.565.565.5
STA (Seat Tube Angle)75.575.575.575.575.5
CS (Chain Stay)439.5439.5439.5439.5439.5
BD (Bottom Bracket Drop)17.517.517.517.517.5
FO (Fork Lenght)571571571571571
S (Stack)629633638651665
R (Reach)400420440460480
WB (Wheelbase)11681190121212381265

eONE-FORTY LIMITED EDITION

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