eBIG.NINE

Para a montanha e a cidade

CONCEITO DEPORTIVO E CÓMODO

A nova eBIG.NINE é uma versão melhorada do nosso modelo anterior. Como parte da família de eMTB da Merida Bikes foi desenvolvida com a mesma filosofia de base que desenhámos a nossa gama de BTT, mas acrescentámos ideias e soluções que recolhemos das nossas bicicletas de trekking, com o objetivo de fazer da nova eBike uma bicicleta mais completa e polivalente.

Com a fervente moda das baterias integradas, não tínhamos dúvidas de que a eBIG.NINE devia estar concebida em torno desta solução, mas além da integração trabalhámos com o objetivo de permitir o uso de pneus mais largos, de até 2.35” (ou 2.2” caso sejam usados guarda-lamas). O conforto adicional, a aderência e a tração que as rodas mais grossas proporcionam justificam o seu uso.

A nova eBIG.NINE monta rodas de 29” desde o tamanho mais pequeno até ao maior.

É a bicicleta rígida de BTT perfeita com todas as vantagens da assistência do motor Shimano STePS. Se procuras uma bicicleta para fazer desporto na natureza e não és daqueles que procura descidas técnicas esta é a tua bicicleta elétrica. Também se ajusta a um uso mais urbano, no qual podes usar alforges e guarda-lamas para as deslocações na cidade de forma cómoda e combiná-la com os teus momentos de lazer com uma utilização mais desportiva.

A geometria é mais cómoda do que as nossas rígidas convencionais, visando um maior conforto. Além disso, a suspensão com 100 mm de curso e os pneus de até 2.35” conferem um maior conforto, mais aderência e mais segurança.

Os materiais que utilizámos

Optámos por um quadro de alumínio na nova eBIG.NINE porque é o material que melhor combina aspetos como a rigidez, leveza, fiabilidade e preço. Graças a estas características podemos oferecer a eBIG.NINE com montagens e especificações competitivas e de qualidade.

Com o motor central e a bateria situada na parte inferior do tubo diagonal, conseguimos baixar e centrar ao máximo o centro de gravidade, o que definitivamente implica uma melhor condução da bicicleta. O que diferencia as nossas eBIKES das restantes, desde a primeira geração, são as excelentes prestações que oferecem.

Bateria integrada no quadro

Com o tubo diagonal hidroformado e a precisão de corte por laser que podemos realizar na nossa própria fábrica conseguimos integrar a bateria na parte inferior do tubo sem que isso afete de forma negativa nem a fiabilidade nem as prestações da bicicleta. A tampa de duplo composto protege a bateria e encerra o espaço do quadro de forma mais fácil e segura. A mesma solução, com a mesma eficácia é realizada em todos os tamanhos de quadro.

A integração da bateria, já por si, implica como objetivo a manutenção da rigidez, pela quantidade de material que se elimina no tubo diagonal. Para compensar esta perda a eBIG.NINE monta uma direção de 1,5” e o tubo do selim aumenta o seu diâmetro até aos 34,9 mm. O eixo traseiro Boost com 148×12 mm completa as medidas necessárias para compensar a rigidez perdida e garantir as melhores prestações da nossa bicicleta.

Integração do interruptor

O novo sistema InTube requer uma forma prática e simples de poder ligar e desligar o sistema, já que não existe a possibilidade de aceder de forma direta à bateria. Para tal os nossos engenheiros e designers procuraram a melhor forma de combinar a melhor usabilidade com um design vanguardista.

Do ponto de vista prático, o mais fácil é ter um interruptor numa zona de fácil acesso na qual podemos ver, quase sem levantar a vista, se a bicicleta está ligada. Além disso, não queríamos que o interruptor necessitasse de mais comprimento de cabo do que o imprescindível. Posicionámo-lo justamente atrás da direção, para o melhor compromisso. Acessível, fácil de ver e muito próximo da bateria, pelo que a instalação do sistema elétrico fica simplificada.

Porta de carregamento

A porta de carregamento integrada na parte superior do motor facilita a carga da bateria sem ter de a desmontar do quadro, se bem que a desmontagem é muito simples, caso a queiramos transportar. Simplesmente temos de afrouxar um parafuso.

M.O.R.E. PERFORMANCE

Nova bateria Shimano InTube

A nova bateria Shimano InTube é o coração da eBIG.NINE. Foi com esta bateria em mente que se desenhou o quadro e a geometria da nossa nova bicicleta. A capacidade mantém-se em 504wh e embora já existam baterias com mais capacidade, a bateria da Shimano confere vantagens muito significativas para as prestações da bicicleta. É mais leve, carrega-se em 5 horas e permite que o centro de gravidade seja mais baixo, melhorando a rigidez da bicicleta, já que requer um espaço mais pequeno.

Além disso, o design da bateria conta com uma carcaça de alumínio, o que ajuda a dissipar mais o calor e melhorar as prestações e a autonomia da bateria. Depois de 1.000 ciclos de uso a bateria conserva 60% da sua capacidade.

Outro problema resolvido pela Shimano com a nova bateria InTube é a fixação no quadro. Com um sistema de dupla fixação a bateria fica perfeitamente segura, evitando que haja problemas de conexão com os pontos de contato.

Usabilidade como prioridade

A Shimano destaca-se sempre pela fiabilidade e simplicidade dos seus componentes, para além das prestações excelentes que sempre oferece o fabricante japonês. No caso do sistema Shimano STePS das bicicletas elétricas a filosofia que seguiram foi a mesma. Os comandos são fáceis de usar, cómodos e proporcionam toda a informação que necessitamos em qualquer momento. Além disso, através da APP Shimano E-Tube é possível configurar e personalizar o sistema para o adaptar às nossas voltas.

Substitui o que se desgastar

O design da tampa da bateria está pensado para que possas substituir todas aquelas peças que se desgastam ou que se possam partir como consequência do impacto de pedras ou outros objetos. A nossa ideia é que a tua eBIG.NINE tenha sempre um aspeto impecável que possas manter nas melhores condições e com o menor gasto possível.

Smart Entry

A nova eBIG.NINE faz uso da nova tecnologia Smart Entry que guia internamente os cabos. É a melhor solução para fazer da instalação e da manutenção dos cabos e bichas uma tarefa rápida e simples. Além disso, as tampas pressionam as bichas, fazendo com que estas fiquem sob tensão, o que evita que se movam no interior do tubo e gerem ruídos incómodos enquanto estamos a desfrutar de experiências únicas.

M.O.R.E. FUN

Segurança garantida

O peso certificado de uma bicicleta é a soma da própria bicicleta, com o ciclista e todo o equipamento adicional que leve em cima. Na Merida Bikes trabalhámos para situar este peso certificado nos 140 kg, o que implica que tanto o quadro como todos os equipamentos utilizados na montagem da bicicleta superam todos os testes com uma carga de 140 kg. Para uma eBike, que já por si é mais pesada, é fundamental aumentar o peso certificado para poder ampliar o espectro de uso da bicicleta com a máxima segurança.

Porta-bidões

A eBIG.NINE oferece a possibilidade de montar dois porta-bidões, além de acessórios como uma bomba ou cadeado. As posições de montagem, tanto no tubo diagonal, como no tubo de selim, são ajustáveis, o que permite adaptá-la a distintos tamanhos de bidões.

Chain Stay Post Mount

A tecnologia Chain Stay Post Mount foi herdada das bicicletas mais recentes da Merida Bikes, tanto das rígidas como das suspensões totais. A ideia é usar a escora como suporte para resistir às forças que se geram ao travar. Como as escoras inferiores são estruturalmente mais fortes do que as superiores a potência é melhorada, bem como a eficiência de travagem. Além disso, ao esconder a pinça de travão traseiro na parte interior das escoras esta fica mais protegida dos impactos e objetos que a possam danificar.

Eixo Merida com chave Allen integrada

O eixo traseiro esconde uma chave Allen no interior, com a qual poderás montar e desmontar as rodas. O design da nova alavanca integra uma chave de 6 mm e outra de 4 mm, as duas medidas que mais poderás recorrer em plena volta de bicicleta. Enquanto a chave de 6 mm serve para os eixos das rodas, a de 4 mm serve para o guiador, o avanço, o aperto do selim e para a bateria. Além disso, também pode ser utilizada para carregar o botão de “ativar a bateria”, procedimento que é necessário quando a bateria entra em modo de repouso ou não foi utilizada durante pelo menos seis meses.

O DESIGN POR DETRÁS DA BICICLETA

O objetivo da nossa equipa de I+D quando começou a desenvolver a nova eBIG.NINE era, por um lado, seguir a linha de design das últimas bicicletas da Merida Bikes. Introduzir as linhas agressivas e as formas distintas das nossas bicicletas para criar uma sensação homogénea em toda a nossa gama de produto. E, por outro lado, introduzir na nova eBIG.NINE novas tecnologias como a bateria integrada, conservando e melhorando as prestações que tornaram as nossas bicicletas elétricas as com melhor pontuação nos últimos anos.

Geometria

Durante anos, o conceito da nossa eBIG.NINE foi mantê-la tão desportiva como fosse possível e tão cómoda como fosse necessário. Se compararmos a eBIG.NINE com a BIG.NINE encontramos uma geometria mais cómoda na versão elétrica. O tubo diagonal mais curto e a direção mais alta fazem com que a postura seja mais relaxada, ideal para poder andar durante horas ou percorrer longos trajetos sem dores. Enquanto a BIG.NINE nasceu para a competição, a versão elétrica da nossa bicicleta rígida procura outro tipo de experiências.

FS (Frame Size)SMLXL
ST (Seat Tube)380430480530
TT (Top Tube)575590610630
HT (Head Tube)110120130140
HTA (Head Tube Angle)68686868
STA (Seat Tube Angle)74.574.574.574.5
CS (Chain Stay)465465465465
BD (Bottom Bracket Drop)62.562.562.562.5
FO (Fork Lenght)506506506506
S (Stack)615624633642
R (Reach)405417434452
WB (Wheelbase)1140116011811202

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